"CENAS DA FAVELA. AS MELHORES HISTÓRIAS DA PERIFERIA BRASILEIRA"


O livro é uma reunião de contos e crônicas produzidos nos últimos 50 anos, e retrata o mundo das favelas, dos favelados, da pobreza, dos expedientes, do milagre da sobrevivência, da crua realidade, da violência e do amor.
Destaque para o texto de CAROLINA MARIA DE JESUS, uma catadora de papel, construído a partir de trechos do seu diário. Escrito sem preocupações de publicação, veio a lume em 1960, sob o título QUARTO DE DESPEJO. Seu talento literário foi descoberto pelo jornalista e prestigiado repórter AUDÁLIO DANTAS, quando fazia uma matéria sobre a Favela do Canindé. Quem quiser saber mais poderá ler um pedacinho, reproduzido numa das colunas aqui ao lado.
Outro bambambam que comparece na coletânea é JOÃO ANTONIO, e se apresenta com o conto ‘O Guardador', história de um flanelinha, profisional que, por razões ou preconceitos, não goza da unânime respeitabilidade e amabilidade do público. É bom ler estas coisas... Uma visão, senão defensora, humanizadora do mal querido flanelinha. Ao ler este conto veio-nos na caxola a lembrança de uma conversa com uma advogada: Ela disse que um perito judicial; vejam só: um expert, médico (facultativo, como dizia Ari Barroso, nas transmissões da Rádio Nacional), ao apresentar um laudo a respeito da saúde de um trabalhador rural incapacitado para o trabalho, ele lascou o parecer de que o trabalhador não poderia ir para a roça, mas estava bom para exercer funções como as de... guardador de veículos, panfleteiro, ou vendedor-ambulante. Esse doutor não conhece a vida, não conhece o homem, não conhece o direito. E não leu João Antonio. Um extraterrestre, o doutor.
De volta ao livro, a coletânea traz, também, Carlos Drumond de Andrade, Fernando Bonassi, Ferréz, Lygia Fagundes Telles, Marcelino Freire, Rubem Fonseca e Wander Piroli, entre outros.

O livro:
"CENAS DA FAVELA. As melhores histórias da periferia brasileira"
Antologia organizada por Nelson de Oliveira, Ed. Geração Editorial/Ediouro. 227 pág. R$ 49,00.

Nenhum comentário: