1930 - OS ÓRFÃOS DA REVOLUÇÃO (2)


Prelúdio: A tragédia do Laté 28.
Honras fúnebres a Siqueira Campos.

Este post é continuação do anterior.
Aqui eu começo a trazer minhas
impressões sobre o livro "1930".

O autor chama atenção ao pôr, entre a "Introdução" e o primeiro capítulo, um texto impresso em itálico, de cinco páginas, denominado "Prelúdio". Belas páginas.
Retrata a chegada ao Rio de Janeiro do cargueiro de bandeira francesa que trazia o corpo do líder tenentista Siqueira Campos. Isso alguns meses após a contestada eleição de Júlio Prestes para a presidência da República.
"
Abatidos pela desgraça e tocados pela solidariedade que só os deserdadas possuem, os estivadores prestavam sua última homenagem ao homem e ao mito..." diz o autor, para descrever a tensão, a graveza e a revolta da população que foi ao porto manifestar apreço ao morto e rejeição ao governo de W. Luiz.
Os estivadores rechaçaram ordem da administração do porto, que pretendia fazer descer a urna mortuária através de um guindaste. Transportaram o caixão de zinco sobre os ombros, e coberto com a bandeira nacional.
Diante da mítica que envolvia o líder tenentista, e por sua condição de opositor ao regime, o Catete fez de tudo para que o corpo não fosse trasladado do Prata para Rio.
A morte de Siqueira Campos decorreu de acidente de aviação: O avião em que era conduzido saíra de Buenos Aires e caíra no Rio da Prata, próximo a Montevidéu.
Siqueira Campos e João Alberto, outro tenente dos 18 do Forte, buscavam ingressar clandestinamente no Brasil. Dias antes do acidente, estavam com L.C. Prestes e Miguel Costa, "
discutindo os rumos da revolução".
O Autor traz uma intrigante suspeita: Narra que o corpo de Siqueira Campos fora encontrado no sentido contrário ao rumo das águas do Prata, que tivera sido sepultado com identidade falsa num povoado próximo do local em que seu corpo fora achado, e conclui que sua morte não decorria exclusivamente do sinistro
: Secretas, como ele chama os policiais brasileiros, teriam chegado ao local antes das autoridades uruguaias e assassinado Siqueira Campos.
Finaliza, para registrar a emoção que envolveu a chegada do esquife, discurso pungente de Maurício de Lacerda, que falou "
trepado em um caixote de frutas, em frente ao cais"
Até a próxima página.

- ILUSTRAÇÃO: Um Laté 28, aeronave que conduzia Siqueira Campos.

Nenhum comentário: