"A PSICANÁLISE AO ALCANCE DE TODOS" - Joseph Jastrow



Verdade que o título - A Psicanálise ao Alcance de Todos - compromete, nestes tempos em que livros de auto-ajuda dão mais do que chuchu na cerca, vendem rios e gozam de amplo espaço nas prateleiras e mostruários da livrarias. Mas não é disso que se ocupa o trabalho de Joseph Jastrow.
A indicação vem de Marilena Chaui: Numa palestra, ela falava sobre a importância dos livros, das bibliotecas, etc., controu sobre leituras que a marcaram, por volta dos seus quinze anos. Recordou três livros que a influenciaram bastante: "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", de F. Engels, um outro que eu não me recordo agora, e este, de Joseph Jastrow. Chaui conta que pegou os livros na biblioteca de seus pais e, ao lê-los, descobriu como fazer a revolução e a compreender-se, uma coisa mais ou menos assim.
Fomos à Estante Virtual e, entre os vários volumes encontrados na pesquisa, tinha um aqui da nossa cidade, em Ribeirão Preto. Edição de 1940, capa detonada, mas miolo em bom estado, páginas amareladas. R$ 9,00.
Vejam que o livro trata de uma ciência em franco desenvolvimento; foi prensado quando as lições de Freud ainda eram contemporâneas. Tanto assim que o autor, ao contextualizar e sistematizar o seu trabalho, começa por advertir que "Freud ainda está muito dentro do cenário modernista...". O texto é fluente, bom de ler, um discurso claro. Taí um livro cuja reedição - com comentários de atualização - viria a calhar.

Nenhum comentário: