CEM ANOS DE SOLIDÃO - MACONDO, CANTADA POR OSCAR CHAVEZ


Clique para ouvir e baixar a canção Macondo de autoria de Oscar Chavez, um dos mais significativos representantes da música contemporânea do México.
Os títulos de alguns dos discos de Chavez deixam patente seu ideário: "CHIAPAS", um trabalho artístico esmerado, que conta com músicos de primeira, interpretações magnas e letras encantadoras, todo eleinspirado nas condições do povo mexicano da região de Chiapas, berço ca Revolução Zapatista. Em "PARÓDIAS NEO LIBERALES", faz uma radiografia do período do Gangster Salinas, mostra a que veio Fox, e identifica muito bem as transformações ocorridas no país nos anos 80/90. Diga-se, o maior problema do México é a vizinhança...
Clique aqui para apreciar um texto sobre o processo de criação deste clássico da literatura universal. Para adiantar, uma passagem: Garcia Marquez, que à época vivia no México, seguia em viagem de automóvel para Acapulco, com a família; de repente, num estalo, surgiu-lhe pronta a idéia do livro. Marquez não titubeia: toma um retorno e volta prá casa, para começar a escrever Cem Anos de Solidão.


ILUSTRAÇÃO: Gabo brinca com exemplar da primeira edição de sua obra prima, publicada pela Sudamericana, de Buenos Aires. A capa é de Vicente Rojo.

Nenhum comentário: